Em contrato de locação de imóvel, é comum a atualização anual dos pagamentos pela taxa IGPM. Após a adoção inicial, ao ocorrer esta variação no pagamento, devo remensurar meu ativo e meu passivo?
As benfeitorias no imóvel de terceiro devem ser consideradas no valor do meu ativo de direito de uso? Estas benfeitorias já são amortizadas pelo tempo de contrato, adotadas antes da adoção inicial.
Meu valor de pagamento de aluguel é 16.000,00 (contrato) porém tenho crédito de pis/cofins, minha despesa é somente de 14.520,00 qual valor considero para fazer o calculo?
Quando no momento da aplicação de fato da norma na empresa. Terei que calcular o valor presente e o valor de juros mas, de onde surgirão essas taxas uma vez que o contrato de arrendamento não menciona nada semelhante apenas citando que anualmente o contrato é corrigido por IGP-M?
Em um contrato de aluguel que tiver reajuste, (ex. 10% IGPM) após o 1º ano, devo atualizar o cálculo? Com aumento do ativo, passivo, valor da parcela de depreciação e o valor dos juros, correto?
Boa tarde Professor!
No caso do arrend. mercantil (leasing) p/ fins de apuração do L.Real continua como antes?
Ou seja, depreciação e os encargos devo adicionar no LALUR e a contraprestação excluir?
Quando os contratos de aluguel prever locação por tempo indeterminado, podendo ser rescindido a qualquer momento após um período mínimo de uso. Devo adequar ao IFRS 16, de que forma?
considerando que para o valor presente eu utilize o IGMP já questionado antes, de onde eu tiro o juros para calcular o passivo já que é obrigatório e é um calculo diferente do valor presente?
Quando no contrato estipula desconto até o vencimento, sendo uma bonificação, como tratar no cálculo a valor presente, sendo que também pode ocorrer variações caso houver atraso?
Prof. Tiago minha dúvida é tenho um cliente que mensalmente paga R$ 1.600,00 por um contrato de 5 anos que total seria um valor de 96.000,00 pago ou os US$ 5.000 por valor desembolsado?
Bom dia! A minha empresa assinou um contrato de aluguel que prevê uma taxa de serviço, este valor deve estar presente para cálculo do valor total do contrato ou somente considerar o valor do aluguel?
Um contrato de sublocação de imóvel tb está sujeito aos termos do CPC 06?
2-a empresa sabe em janeiro/19 que ela vai se mudar (trocar de sede alugada) em outubro/19, ela deve aplicar a norma periodo?
Nos contratos de aluguéis atualizados pelo IGPM, em caso de taxa diferente da utilizada para calcular o VP teremos que atualizar o contrato baseado no novo valor, correto?
Nos seus exemplos notei que não utilizou as nomenclaturas de Circulante e Não circulante no Passivo de Arrendamento. Devo fazer a separação entre CP e LP ou não é necessário neste caso?
Como fazer a mensuração e contabilização inicial para contratos que já estavam vigentes em 2019, ou seja, anterior ao IFRS 16? Ex. temos contratos de 10 anos que em 2019, já tinham 5 anos de vigência.
gostaria de saber como é feita a contabilização do ativo imobilizado por parte do arrendador. qdo o bem é arrendado, há alguma movimentação do ativo ou é tratado normalmente? qual sugestão de grupo a ser classificado?
Ola Professor! Em relação à contabilização do imobilizado por parte do arrendador, deve haver alguma segregação do que é imobilizado arrendado e do que é imobilizado comum? Há alguma forma diferenciada de depreciação? Quando o imobilizado arrendado é transferido para o cliente como é a tratativa?
Olá, Olá
Tenho dúvida de como lançar descontos cobrados indevidamente. Devemos lançar a depreciação pelo valor correto e diferença na conta de aluguel ou recalculamos a depreciação quando houver? Obr.
Professor, Caso venha especificado no contrato como "de aluguel" e o mesmo tiver caract. de arrendamento, ele deve ser ativado? E quando o contrato for por tempo indeterminado, será uma despesa?
Professor, tenho um contrato de leasing de 2018 ele foi ativado valor dos bens, agora preciso atualiza-lo pelo valor do aluguel, como devo fazer a contabilização do contrato ja tendo ele no Ativo ?
Professor caso eu tenha um contrato de 5 anos e já se passaram 2 anos do contrato e o arrendatário quer devolver o imóvel como deve ser feita a contabilização de acordo com o IFRS 16?
Professor caso tenha um contrato de 6 anos e já se passaram 3 anos do contrato, a partir de que ano devo de aplicar o IFRS16 R2?para os anos anteriores fazer a apropriação dos juros e da depreciação?
Exemplo: Contrato aluguel (CPC 06 R2) de 3 anos-depreciamos em 36x.
É normal um bem ser depreciado em 5 anos(fiscal).Temos que tomar cuidado e adicionar esta diferença de depreciação no lucro real?
Na finalização do contrato de arrendamento, tenho ativado o arrendamento e feito a depreciação até o final do contrato. Para desativar esse arrendamento qual a base a usar?Depreciação X arrendamento?
Boa Noite ! Vejo alguns exemplos onde a formula utilizada é o VP e não o VPL utilizado neste exemplo. Qual a diferença para fins de IFRS 16 ? Esse é o unico criterio de calculo correto ?
Professor, boa tarde.
Posso incorporar na parcela do aluguel as despesas com condomínio, IPTU e manutenção de infraestrutura que foram feitas diretamente no imóvel alugado? A norma permite isso?
Professor todos os lançamentos de reconhecimento e apropriação mensal, realiza-se só contabilmente (gerencial) ou precisa também fazer o reconhecimento e apropriação mensal fiscalmente.
Prezado Thiago,
Adorei o curso, bem esclarecedor. conseguir fazer o exercício no Excel e entender perfeitamente. Meu celular estava travando e o questionário a ser respondido para obtenção do certificado, travou. como posso resolver este problema? Não consigo responder questionário. obrigada! Claudia
Prezado Thiago,
Consegui e agora a dificuldade é para emitir o certificado. Talvez problema na minha internet. Vou tentar mais tarde. Muito obrigada! Claudia
Como calculo o ajuste decorrente de atualização da parcela? Preciso trazer a VP o valor inicial do contrato e atualizar ativo/passivo, juros e depreciação? Ou trazer a VP saldo do contrato no periodo?
Caro professor primeiramente parabenizo pela qualidade da explicação.
Eu só queria confirmar se hoje esta despesa de depreciação ainda precisa ser anulada para fins fiscais...e se a resposta for sim vcs mantém um controle paralelo para o calculo do diferido?
Se eu fizer o calculo do aluguel cheio, posso lançar mensalmente na apropriação da depreciação o credito do imposto reduzindo (creditando) o grupo de depreciação e debitando impostos a recuperar?
Olá, sei que as multas devem estar contabilizadas no arrendamento temos que calcular as desp fin(juros) sobre as multas tb e quando o ativo vai acabar se imediatamente precisamos baixar o ativo
É considerado arrendamento contrato com mais de um item? ex:uma sala,espaço em m³ para armazenamento e 2/13 de uma area(sendo tudo no mesmo endereço).E como reconhecer 2/13 do bem em poder d terceiro?
Professor,fiquei com dúvida quanto ao reajuste da parcela de aluguel. Quando ocorre o reajuste, previsto em contrato, devemos baixar o ativo e passivo de arrendamento? ou contabilizar por diferença?
Nos contratos firmados com índices IGPM/IPCA ao qual são bases que atualizam a dívida anualmente do arrendamento, eu posso considerar estes mesmos indices como taxa de desconto?
No caso de pagtos variáveis(fat) devemos estimar os pagtos para formar o passivo de arrendamento,mas a tratativa de acertos entre pagamentos e a provisão mensal, devo acerto no resultado financeiro?
Professor, como é aplicado o teste de impairment no IFRS 16? E os impactos no valor do ativo e resultado. Acredito que no passivo não tenha impacto. Muito obrigado novamente, abs.
Torne-se instrutor EAD da CEFIS das áreas Contabil, Fiscal ou Trabalhista. A CEFIS fornece as Ferramentas que você precisa para Compartilhar conhecimento, inspirar Milhares de Pessoas e Monetizar sua expertize.