Extrato bancário. O que fazer se o empresário paga as contas da pessoa física com a conta bancária da pessoa jurídica? Que lançamentos devem-se fazer para não ferir o Princípio da Entidade?
Boa tarde, estou com duvidas referente a Lucros Acumulados, onde alguns dizem que não deve ter saldo, mas em pesquisas, vi em um FAQ no site do CFC que isto aplica-se apenas as S.A. http://www.portalcfc.org.br/coordenadorias/camara_tecnica/faq/faq.php?id=2050 . Minha duvida é se Realmente as LTDA e ME podem continuar a ter lucros acumulados?
Gostaria por gentileza que você esclarecesse sobre a questão da contabilização e baixa do estoque, pois no curso você nos mostrou 02 procedimentos e não entendi muito.
Outra coisa, como fazemos para retificar receitas e despesas do exercício seguinte que não foram registrados?
Por problemas de conexão, perdi alguns procedimentos, nesse caso gostaria que você também esclarecesse sobre a questão de aumento do capital social.
Ola Professor Thiago. uma empresa construiu um prédio em nomes dos socios. e posteriormente locou para empresa. como fica.
as contas de luz- agua e manutenção de elevador em nom e dos sócios. poderemos contabilizar na despesa da empresa.
CAD CONSULTORES- JOSÉ CLAUDIO-S.PAULO
Professor gostaria de saber como contabilizo uma nota de Simples Faturamento? Os impostos estaduais são recolhidos somente no ato da emissão da nota efetiva da venda correto? E os impostos federais como IPI e se tiver a Contribuição Previdenciaria s/ faturamento?
a construção do prédio onde se encontra instalada a empresa de arquitetura. a nossa duvida é referente a contabilização da manutenção do elevador , porque? o documento vem em nome do socio. como fica a contabilização na empresa. - CAD CONSULTORES - JOSÉ CLAUDIO
Bom dia, Professor...
A Empresa possui sede em imóvel de sócio e não paga nada por isso. Como poderia regularizar esta situação, poderá fazer um contrato de comodato do sócio para empresa? Como devo contabilizar? Ele não quer fazer o contrato de Locação pois aumentará o custo da empresa.
Professor, como faço a contabilização de pagamento de imposto ainda não consolidado? Posso lançar no ativo como adiantamento de parcelamento e quando consolidar eu lanço no passivo?
Caro Professor, estou com duvida na contabilização do ICMS Substituição Tributaria poderia esclarecer a seguinte situação:
A minha empresa é importadora de produtos para REVENDA no mercado nacional, entretanto alguns produtos estão dentro do campo da incidência da substituição tributaria quando são revendidos no mercado nacional, até ai, tudo bem? Mas a duvida é que internamente(São Paulo) o ICMS-ST é recolhido através da apuração dos imposto no final do mês podendo também se creditar nas devoluções internas. Como contabilizo o ICMS ST em uma devolução efetuada por um cliente, tem alguma coisa a haver com CMV?
poderia exemplificar como ficaria os lançamentos no diário? Por exemplo: D- ICMS-ST a compensar(AC) e C-ICMS s/devolução de Vendas(Resultado)-redutora de devolução de vendas é isso?
Boa Noite Profº.
Tenho uma empresa de participação e ela recebe todo mês um credito em conta corrente referente Dividendos.Gostaria de saber como contabiliza recebimento de dividendos. Em qual conta é uma receita ou não? a minha empresa é Lucro Presumido. Obrigada Marina
Bom Dia Profº, vamos ver se entendi, sempre que houver o recebimento em meu banco, tenho que fazer esses 2 (dois) lançamentos, e eu gostaria de saber se a Receita de dividendos é tributavel ou isenta? Se tenho que calcular o impostos PIS, COFINS, IRPJ E CSSL. esta empresa é do Lucro Presumido.
Obrigada Marina
O Cliente é uma transportadora, ele se beneficia do credito para abatimento no ICMS apurado mensalmente. Contabilizo o valor a pagar no PC Icms a Pagar e o vl do credito no AC ICms a Recuperar. Porém o valor não liquida. Gostaria de saber se continua assim para efeito de comprovação ou devo utilizar outra conta para encerrar?
Grata
Caro professor cotinuando na sequencia da minha pergunta anterior sobre contabilização de uma importação DIRETA, COMO PROCEDO QUANDO OS IMPOSTOS(ICMS,PIS.COFINS, IPI) SÃO RECUPERÁVEIS?
Peço a sua ajuda, pois na empresa que eu trabalho, nunca foi organizado o Ativo Imobilizado. Nó último balanço, lá consta no total do imobilizado um valor de 1.750.000, mas o meu chefe diz que pelos cálculos dele, só tem algo em torno de 300.000. Fica a pergunta: O que é preciso para que eu possa abaixar esse valor? Pois ele quer que diminua. Entendo que é preciso fazer um levantamento do que tem. Também tem um problema, a antiga contabilidade não fez um controle exato. Por isso que estamos com esse problema, entende? Qual a sua opinião neste sentido? Como podemos abaixar esse valor?
Boa noite! Como fica as empresas que contabilizam os estoque no inventário periódico, tendo em vista que este procedimento não é mais permitido. Grato.
olá professor boa noite, o tributo diferido a apuração dele não deveria ser feita
sobre as diferença nas bases contábil e fiscais dos ativos e passivos.? e a contabilização não deveria ser
D _imposto diferido (ac)
C_despesa com tributos diferidos? eu acho que deveria ser feita dessa forma, aprendi na faculdade mim corrija professor por favor.
Dentro do seu plano de contas não houve a divisão dos grupos: 1; 2; 3; 4; 5; 6! havendo um fechamento entre receitas, custos e despesas. Vejo porém da receita que esta sub-divisão se mantém. Minha pergunta seria qual na realidade é o mais viável, mesmo por que teremos que parear esta contábil com o da receita para gerar o SPED Contábil, por qual devemos nos guiar no momento da criação de um plano de contas? Ass: Shirrllllllleeeeeeyyyyyy rs
Professor, boa tarde!
Não entendi a questão 13. Para mim, a forma de resolvê-la é da seguinte maneira:
D. Fornecedor 50.000
C. Estoque 41.400
C. ICMS a Recuperar 8.500
Partindo do princípio que a contabilização da aquisição foi feita da maneira abaixo, eu só estornei as contas.
D estoque 41.500
D. ICMS a Recuperar 8.500
C. Fornecedor 50.000
Referente a aplicação financeira, de acordo com a legislação, como contabilizar o imposto de renda projetado? No exercício, vimos apenas o realizado. Qual a base legal?
Empresa que não tem controle de estoque, faz a contagem física em 31/12, nesse caso como que é contabilizada as compras de mercadorias? Pode contabilizar em Contas de Resultado?
E Contabilizar os estoques inicial e final nas Contas de Resultado?
Boa noite, tenho uma duvida sobre a correção/ajuste de contas de exercício anteriores, tipo, tenho um saldo na conta de empréstimos no PC, do exercício de 2014, porem apos apuração do exercício 2015 ficou evidenciado que os saldos de 2014 estão errados, como proceder para correção destas contas.
Professor, fiquei com dúvida referente ao lançamento do pagamento da parcela. Você pode, por favor, explicar o lançamento do pagamento de R$ 1.883,75? Obrigado.
COMO REALIZAR LANÇAMENTO DE CONTAS QUE ESTÃO DEIXANDO DE SER PASSIVO NÃO CIRCULANTE PARA SER PASSIVO CIRCULANTE?EX: A EMPRESA FINANCIA UMA CARRETA PARA 24 MESES. OS 12 PRIMEIRO MESES NO PASSIVO CIRCULANTE E OS 12 ULTIMOS PASSIVO CIRCULANTE. CORREU OS 12 PRIMEIRO MESES CUJO HOUVE PAGAMENTO EM DIA DELES.COMO SERA O PROCESSO DE TRANSFERENCIA DE CONTAS DO 12 ULTIMOS MESES PARA O PASSIVO CIRCULANTE?
Faça parte do melhor time de professores das áreas contábil, fiscal, trabalhista, legal e gerencial. A CEFIS fornece as Ferramentas que você precisa para Compartilhar Conhecimento, Inspirar Milhares de Pessoas e Monetizar sua Expertise.